domingo, 18 de dezembro de 2011

Combater na fonte

  Temos assistido com uma frequência a que não estávamos habituados a notícias que revelam um cenário de criminalidade violenta bem presente no nosso país.

   Desde sequestros a roubos até a assaltos devidamente preparados pelos criminosos. Sem querer ser alarmista, a verdade é que tudo isto representa um panorama preocupante ao qual não tem sido dado o devido valor pelos sucessivos governos.

   Pondo estatísticas de parte, a grande maioria dos crimes violentos noticiados pelos órgãos de comunicação social é praticada com o recurso a armas de fogo. Esta constatação leva-nos a outra questão: será que tudo está a ser feito para combater a problemática das armas ilegais ou mesmo do tráfico de armas antes de os crimes terem sido praticados?

   Será que existe legislação adequada que permita a todas as polícias combaterem de facto a circulação das armas ilegais no nosso país? Sabemos que será uma ilusão pensarmos que é possível reduzir a zero o número de crimes violentos, mas também sabemos que muito mais pode ser feito pela segurança nesta sociedade.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

clip_image003Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

PARTILHAR

Videos diversos

>