quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DOS 23 ANOS DOS “SECOS E MOLHADOS”



  A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP – volta a  assinalar a passagem do dia 21 de Abril de 1989, episódio que ficou célebre como “Secos e Molhados”, quando Polícias confrontaram Polícias, na Praça do Comércio.

   Este foi um momento marcante na luta pelo sindicalismo na PSP, que atraiu o foco da opinião pública nacional e internacional para a luta que era travada pelos Polícias desde o início dos anos 80.

   Neste ano, ASPP/PSP volta a assinalar o dia com a distinção dos Associados que perfaçam 15, 20 e 25 ou mais anos de ligação ininterrupta a este Sindicato, como forma de reconhecimento pela confiança e por fazerem parte deste grande projecto colectivo que é a ASPP/PSP, sempre na defesa dos direitos liberdades e garantias dos polícias.

   A cerimónia terá lugar na Sede Nacional da ASPP/PSP , em Lisboa, pelas 14h00.

   A ASPP/PSP considera que esta é uma data que não pode deixar de ser lembrada, debatida e interpretada, pelo que, às 15h00, no mesmo local, terá lugar uma Mesa Redonda, constituída por profissionais de polícia e outras entidades que participaram e viveram de perto os meandros políticos e movimentações Institucionais que levaram aos acontecimentos que ficaram conhecidos pelos “secos e molhados”.
Serão debatidos os acontecimentos de dia 21 de Abril de 1989, mas também o longo processo que levou os Polícias até à Praça do Comércio.

   Nesta Mesa Redonda, vamos também abordar a conjuntura que se vivia e os ensinamentos que poderemos tirar para nos ajudar a projetar o futuro.

   Com esta iniciativa os polícias poderão reviver os acontecimentos e a vivência na PSP, pós 25 de Abril, ou no caso dos profissionais mais novos, poderão ter contacto com parte da História da PSP e do inicio da criação da maior organização sindical da Polícia.

   Os Associados que pretendam marcar presença na iniciativa poderão contactar os dirigentes locais, as sedes Regionais ou a Sede Nacional da ASPP/PSP através do email aspp-psp@aspp-psp.pt ou dos números 213475394/5.

    Para mais informação consultar o site da ASPP/PSP: www.aspp-psp.pt



                                          A DIRECÇÃO NACIONAL DA ASPP/PSP

Videos diversos

>