domingo, 20 de maio de 2012

Preparar o futuro


A Direcção Nacional da PSP apresentou os objectivos para os anos 2013-2016. O documento reflecte duas situações: primeiro, revela uma visão inteligente da gestão da PSP – gerir com base no modelo empresarial o que diz respeito ao encontro de soluções na optimização da estrutura; depois, coloca no centro das preocupações a condição social dos recursos humanos.

A gestão alargada nas diversas áreas do equilíbrio entre as entradas e saídas de efectivo, a criação de mecanismos de motivação e a definição objectiva das regras em relação à carreira, são matérias pelas quais a ASPP/PSP se tem batido, mas algo que tem sido desvalorizado, como é exemplo a ilegalidade existente desde 2010 com as posições remuneratórias e que tem prejudicado a maioria do efectivo.

É sabido que o motor de qualquer instituição policial são os seus recursos humanos. E o resultado geral do trabalho, no que diz respeito à imagem, à credibilidade e à confiança por parte da sociedade, advém do factor motivação. No entanto, é importante não esquecer que qualquer projecto para a PSP deve ser desenvolvido com os polícias, independentemente do seu posto hierárquico.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>