terça-feira, 22 de maio de 2012

Valor dos gratificados mantém-se há quatro anos

Associação quer alteração do regime

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pediu esta terça-feira ao ministro da Administração Interna para que clarifique se os serviços remunerados prestados pelas forças de segurança vão ser alterados, sustentando que os valores de mantêm desde 2008.

O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que o sindicato enviou um ofício ao ministro, pedindo para "clarificar" toda a situação e se vai ou não alterar o regime de prestação e pagamento dos serviços especiais remunerados, os chamados gratificados.

"É intolerável que continue a ser protelado", afirmou, adiantando que havia a garantia de que o novo regime entraria em vigor em Janeiro e os sindicatos foram auscultados sobre as alterações.
Paulo Rodrigues sublinhou que é necessário uma alteração aos serviços remunerados, uma vez que os preços praticados não são actualizados desde 2008.
O sindicalista acrescentou ainda que actualmente fica mais barato contratar um agente da PSP para fazer gratificados do que um elemento da segurança privada.
O projecto do Governo, que foi enviado aos sindicatos em Janeiro, actualiza os valores dos serviços remunerados solicitados por entidades públicas e privadas à GNR e PSP.
Segundo o projecto, os polícias passariam a receber 39 euros por quatro horas de gratificados, mais 10 euros do que actualmente.
Porém, a realização de remunerados em eventos desportivos deverá ter "uma redução especial" de 15 por cento, propõe o projecto do Governo, que ainda não entrou em vigor.

Videos diversos

>