sábado, 25 de agosto de 2012

Mudar por dentro

image   Depois de aberta a discussão sobre as alterações ao Estatuto da PSP, não se pode perder a oportunidade de mudar o actual paradigma da PSP e direccioná-la rumo ao futuro.

Os polícias querem ver nestas alterações algo que reconheça de forma justa o seu trabalho, o seu tempo a desempenhar funções de grande responsabilidade e lhes proporcione uma carreira desde a base.

   Não escondemos o cepticismo em relação a estas mudanças. Como pode a PSP tratar dignamente os seus polícias quando menospreza aqueles que, a muito custo, progrediram na carreira e estão ao lado dos que entraram directamente para oficiais? Como pode uma instituição hierarquizada ser discriminatória e criar o estigma da diferenciação entre os que entraram através do Instituto da PSP e os outros, só porque fizeram a progressão interna que a instituição também disponibilizou?

   É a melhor altura de corrigir os erros, porque o futuro da PSP não se rege por oportunismos ou discricionariedades intencionais. A Instituição só nos consegue ensinar o valor da justiça nos nossos actos quando pratica connosco actos justos, o que alguns na PSP ainda não assimilaram.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

clip_image003Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

PARTILHAR

Videos diversos

>