A Direcção Distrital da ASPP/PSP (Porto), sobre a presença na manifestação do dia 22 de Junho em Lisboa, informa que;
- A organização da manifestação foi da responsabildade da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, com a presença da CCP (Comissão Coordenadora Permanente dos sindicatos e associações dos profissionais das forças e serviços de segurança) e foi nesse âmbito que a ASPP/PSP participou.
- A presença da ASPP/PSP (Porto) foi relevante.
- As razões dessa presença assentam, para além de várias questões especificas que nos têm afectado (reposicionamentos, rectroactivos, remunerados, entre outros), numa penalização transversal aos funcionários públicos (corte dos subsídios).
- A participação nestas iniciativas dependem da vontade expressa de cada um, tendo em conta a sua vontade, liberdade, disponibilidade, entendimento, leitura e posição, no entanto, não deixamos de referenciar aqueles que ainda participam apesar de todo o contexto, porque o sinal de "rua" é muito importante para demonstrar muito do que se está a desenvolver por outras vias, ou seja, a "rua" é a expressão máxima e a janela de tudo o resto que é realizado.
- A ASPP/PSP, por via da CCP ou de forma directa tem criado todas as condições para que os profissionais tenham a possibilidade de demonstrar a sua insatisfação, com a facilidade de mobilidade, entre outros.
- A ASPP/PSP (Porto) enaltece o esforço de todos aqueles que marcam presença nestas iniciativas, principalmente aqueles que não sendo do Porto (concelho ou proximidades), continuam a esforçar-se para ai arrancarem rumo a Lisboa.
- A ASPP/PSP (Porto) sabe ainda que muitos, e por variadas razões não têm a mesma facilidade ou disponibilidade para marcar presença, mas identificam-se, e a esses garante-se que os que vão, os representam devidamente.
- A ASPP/PSP (Porto) sabe também que outros não participam porque não querem, porque têm outras opções, porque fazem outras leituras e a esses dizemos, respeitando essa opção, que o presente já diz algo e o futuro dirá também.
Caros colegas, com muitos, poucos, adversidades, constrangimentos, dificuldades, etc, a ASPP/PSP estará e continuará sempre na vanguarda do sindicalismo policial, com as formas de luta possíveis e até à exaustão na defesa dos direitos e do futuro dos polícias e da segurança pública.
Cumprimentos
A Direcção Distrital do Porto da ASPP/PSP