Temos assistido com uma frequência a que não estávamos habituados a notícias que revelam um cenário de criminalidade violenta bem presente no nosso país.
Desde sequestros a roubos até a assaltos devidamente preparados pelos criminosos. Sem querer ser alarmista, a verdade é que tudo isto representa um panorama preocupante ao qual não tem sido dado o devido valor pelos sucessivos governos.
Pondo estatísticas de parte, a grande maioria dos crimes violentos noticiados pelos órgãos de comunicação social é praticada com o recurso a armas de fogo. Esta constatação leva-nos a outra questão: será que tudo está a ser feito para combater a problemática das armas ilegais ou mesmo do tráfico de armas antes de os crimes terem sido praticados?
Será que existe legislação adequada que permita a todas as polícias combaterem de facto a circulação das armas ilegais no nosso país? Sabemos que será uma ilusão pensarmos que é possível reduzir a zero o número de crimes violentos, mas também sabemos que muito mais pode ser feito pela segurança nesta sociedade.
Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia
Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã