No passado dia 8 de Junho, um motociclista da PSP, que se deslocava em viagem de serviço para participar nas comemorações do Dia de Portugal, sofreu um acidente de viação.
É um risco que os polícias sabem que correm, mas o que é de lamentar é que os polícias motociclistas tenham como equipamento individual de protecção um uniforme semelhante ao dos que fazem patrulhamento apeado.
Muitas das mazelas irrecuperáveis que os acidentes deixaram nos polícias poderiam ter sido minimizadas ou, em alguns casos, não teriam deixado marcas definitivas, caso estivessem protegidos com equipamento individual adequado. Há anos que esta questão é abordada pela ASPP/PSP junto do MAI, PSP e IGAI. Mas questionamo-nos onde pára a IGAI quando é necessário inspeccionar e fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais – também é delas que depende a vida dos polícias.
Onde pára a IGAI para fiscalizar e pedir responsabilidades disciplinares e até criminais aos atropelos à Lei e à vida dos polícias por dirigentes da PSP ou mesmo pelo MAI. Já percebemos que a IGAI ou anda na linha ou leva. É mesmo por isso que os polícias hoje se questionam se afinal a IGAI não é mais uma Instituição para ocupar uma série de pessoas para jogarem ao faz de conta.
Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia
Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã
Nota aparte:
Um dos conselhos dados pela PSP no seu site é bem elucidativo, mas o exemplo não vem de quem…
Extraído do site da PSP -CONDUZA SEMPRE EQUIPADO: Não é bonito conduzir motas de t-shirt, não é sexy conduzir com as costas descobertas, não está na moda quem conduz de calções e chinelos. A sua segurança, começa na forma como se prepara para a condução, proteja sempre (mesmo no Verão) a cabeça, olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos;