quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Segurança e Polícias

quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2010

Assento Parlamentar (PSD)
por Fernando Negrão
(Deputado do PSD eleito pelo distrito de Setúbal)

 

   Foi recentemente publicado um estudo, elaborado por uma Universidade a pedido da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), no qual a conclusão principal é a de que seis em cada dez portugueses são de opinião que a “polícia” devia ter a mão mais pesada contra os criminosos.

   Com uma conclusão desta natureza, com facilidade se poderá resvalar para a defesa da necessidade de políticas secretárias que atendam essencialmente à “força” e descurem a prevenção e as questões sociais ligadas ás causas da criminalidade.

   Mas não é, nem deve ser, essa a principal ilação a retirar da aludida conclusão. A ponderação e a sensatez, como boas conselheiras que são, devem-nos fazer reflectir acerca da pouca importância que os responsáveis políticos têm dado ás polícias e aos seus problemas, designadamente, no que aos meios de actuação diz respeito, bem como à importância da dignificação do trabalho policial, tantas vezes incompreendido. Não é admissível que persistam os problemas estruturais de há décadas, tais como a degradação das infra-estruturas policiais – instalações e veículos –, a insuficiente formação, a discussão acerca do número de efectivos e respectiva distribuição geográfica, bem como a melhor articulação dos vários órgãos de polícia criminal.

   E aqui os portugueses, igualmente em número significativo, no mesmo estudo, vêm mostrar a sua prudência e conhecimento, apontando o facto de os agentes policiais não terem o equipamento necessário para exercer convenientemente as suas funções, referirem falhas na formação e afirmar que os agentes policiais são mulheres e homens honestos e de carácter.

   Por tudo isto, temos bastas razões para acreditar que a nossa Polícia é constituída por profissionais de grande qualidade, com a exacta noção de que o estado-de-direito impõe limites ao uso da força e que só um maior investimento e maior credibilidades darão mais autoridade aos agentes policiais para actuarem com maior eficácia e melhores resultados.

Fernando Negrão - 24-02-2010 11:3 in

Videos diversos

>