terça-feira, 21 de abril de 2009

Noticias ASPP/PSP

CM         DSCF0039

21 Abril 2009 – 00h30  

Discurso directo

“A Polícia é, acima de tudo, um estilo de vida”

Paulo Rodrigues, Presidente da ASPP/PSP, falou ao CM.

Correio da Manhã – Exactamente vinte anos após a manifestação de polícias conhecida por ‘Secos e Molhados’, como é que a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) olha para o que se passou no dia 21 de Abril de 1989?

– Acima de tudo, como um dia marcante e de viragem. Agora temos liberdade de expressão e opinião. Muita coisa mudou. A sociedade já olha para a polícia de uma forma muito mais positiva. Valeu bem a pena.

– Certo é que o descontentamento e as reivindicações continuam evidentes...

– O Governo apenas não trata com tanta arrogância as polícias como antes acontecia. É verdade que já não há aquelas perseguições horríveis como outrora, mas os dirigentes do nosso país continuam a ignorar o diálogo connosco. Não entendem que isto não é apenas uma luta da PSP, mas de todos os cidadãos que querem sentir-se seguros em casa e na rua.

– Qual é o principal problema com que estes profissionais se debatem?

– A falta de motivação chega a ser quase fatal. Nesta profissão a exigência é muita, a responsabilidade é enorme, mas a motivação é nula. E isso vê-se, por exemplo, no decréscimo de candidaturas a esta profissão. Toda a gente vê que estamos a ser desvalorizados de uma forma muito injusta. A polícia é, acima de tudo, um estilo de vida.

– Como vão festejar esta data?

– Vamos reunir-nos e relembrar este dia que é um verdadeiro marco na história da polícia. Há uma concentração de vários profissionais que estiveram na manifestação de 1989, pelas 15h00 na Voz do Operário e depois reunimo-nos às 17h00 em frente ao Ministério da Justiça.

– Actualmente, fazia sentido fazer uma manifestação como a de há 20 anos?

– Não queremos repetir a história como é óbvio. Mas se continuarem a tratar-nos desta maneira, vamos saber responder à altura.

Magali Pinto

Videos diversos

>