quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secos e Molhados (O grito de um Polícia....)

Print No final deste breve texto encontra-se um "link" para visionamento de uma reportagem da SIC sobre os 20 Anos dos "Secos e Molhados".


        Vale a pena perder cerca de 5 minutos para ver imagens que marcaram a história do sindicalismo na PSP, vale a pena ver como há 20 anos atrás, em 21 de Abril de 1989, contra tudo e contra todos, arriscando as suas carreiras profissionais e até a própria vida, homens e mulheres como nós lutavam por melhores condições de trabalho, lutavam pela liberdade de expressão conquistada 15 anos antes pelo povo, no 25 de Abril de 1974, mas até então vedada aos Polícias.
        Esses homens e mulheres que vemos na reportagem são os grandes responsáveis pela substancial melhoria de direitos, condições e regalias da Polícia e dos Polícias. Nessa data, muitos colegas acharam que não valia a pena manifestarem-se, dominados pelo medo, pelo comodismo, pela desmotivação, pela cobardia. Muitos terão ficado em casa, sentados no sofá. Uns arrependidos por não estarem lá, por não terem participado num dia histórico, por eles próprios não terem feito história... outros nem por isso, porque no final, todos beneficiaram pela mesma medida, beneficiaram os que lá estiveram, molhados, beneficiaram os secos e beneficiaram de igual forma os que ficaram em casa, sentados no sofá, diante da televisão.
        Tenho pouco menos de uma década ao serviço na PSP, mas foi tempo suficiente para ver perdidos vários direitos, então prometidos da data do meu alistamento, muitos desses direitos ganhos pela luta dos homens e mulheres em 21 de Abril de 1989. Sinto-me responsável por essas perdas, por ter estado em várias manifestações aparentemente sem resultado, por sentir que os Polícias de hoje parecem menos corajosos do que os de há 20 anos atrás.
Basta parar um pouco e reflectir... há cerca de 8 anos participei em manifestações onde se pediam novos direitos, pedia-se um Subsídio de Risco, um horário de trabalho, pediam-se promoções, pediam-se melhores instalações, aumentos de vencimento...
        Há 2 anos atrás, participei em manifestações onde pedíamos pouco mais do que aquilo que entretanto tínhamos perdido... Pedíamos que as nossas esposas voltassem ao SAD, pedíamos a aposentação como era antes... não é que hoje me faça grande diferença, pois penso que quando chegar a minha vez muito terá mudado, mas na data que me alistei, contas feitas, aposentar-me-ia aos 49 anos de idade.
       Sim, hoje manifestamo-nos não apenas por novos direitos, mas sim maioritariamente por direitos perdidos. Hoje continuam Polícias sentados no sofá, frente à televisão, a dizer que não vale a pena manifestarem-se, pois as manifestações não levam a lado nenhum... a algum lado levarão, de algo servirão, mais que não seja para não correr o risco de não fazer história, como aqueles que ficaram em casa no 21 de Abril de 1989.
Por isso, façam-se as manifestações que fizerem, eu vou lá estar,  não quero deixar colegas sozinhos a lutar pelos meus direitos.
      Vemo-nos da Manifestação do próximo dia 21 de Maio, em Lisboa.
      Aquele abraço,

Paulo Gonçalves
Secretário da Direcção Nacional da ASPP/PSP
www.aspp-psp.pt 
Reportagem SIC "Secos e Molhados - 20 Anos"

Videos diversos

>