segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Missão ingrata


Continuam os ecos dos acontecimentos verificados em frente ao Parlamento no dia 14. Os que criticam o tempo que a polícia demorou a actuar são os mesmos que criticariam se tivesse actuado de imediato. Importa referir que os polícias estiveram mais de uma hora a levar pedradas e tudo o resto que é visível nas imagens.
A situação ideal seria não haver necessidade de uma intervenção policial, mas, num contexto como o verificado, a existir uma, tem sempre consequências difíceis de prever. Não podemos esquecer que quase metade dos feridos são polícias, o que ajuda a ilustrar a violência que estes enfrentaram, tendo sido visível a falta de equipamento adequado de protecção pessoal. Facto que deveria ser tido em atenção pela Amnistia Internacional. Os polícias são seres humanos e sofrem a austeridade como qualquer cidadão, mas têm um papel na sociedade que não podem deixar de cumprir.
Recorde-se que, uma semana antes, no mesmo local, também se manifestaram milhares de polícias pelos mesmos motivos. O sucedido no dia 14 não foi bom para ninguém, tendo ofuscado os objectivos da greve geral.

Por:Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Videos diversos

>