sábado, 9 de fevereiro de 2013

Facilitar sem complicar


Após 12 anos, vai entrar em funcionamento a Plataforma para o Intercâmbio de Informação Criminal. Reconhecemos a importância deste instrumento para o sucesso no combate à criminalidade.

A realidade atual no que diz respeito à segurança impõe que as polícias estejam dotadas de meios que lhes possibilite uma maior capacidade de atuação, não só na parte de investigação como na prevenção do crime. Resta esperar que a plataforma funcione, na prática, como foi apresentada e não aconteça como já sucedeu com outros projetos que, passados meses, ficaram paralisados. Ou que, por falta de meios logísticos ainda que básicos, crie situações de inoperacionalidade.
Esta plataforma tem, entre outros, o objetivo de tornar a partilha de informações mais eficaz entre as polícias, pondo fim à concorrência negativa. Ora, só poderá atingir os fins a que se propõe no combate ao crime se não forem criadas brechas que, em vez de tornar a informação acessível, de acordo com os respetivos níveis de acesso, a todas as polícias, se centralize tendencialmente neste ou naquele OPC. Até porque a informação é para quem dela precisa.
Por:Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Videos diversos

>