
por VALENTINA MARCELINO
Um estudo interno à vitimação policial na PSP mostra que nunca houve tantos agentes atacados.
Nos últimos cinco anos, as agressões contra agentes da PSP subiram para o dobro. Em 2005 foram 166 e em 2009 o número escalou para os 339 casos. Desde 2006 que a curva de evolução desta realidade é ascendente. Este é o valor registado num inquérito interno que a PSP realizou para aprofundar o conhecimento desta realidade, o primeiro do género alguma vez realizado no País….
O presidente do maior sindicato da PSP, a ASPP (Associação Sindical de Profissionais de Polícia), "louva" a realização deste estudo. Paulo Rodrigues acredita, contudo, "que os números deste inquérito pecam muito por defeito, pois há uma grande parte dos polícias agredidos que não dá conhecimento à hierarquia nos casos menos graves". Defende uma "alteração ao modelo de policiamento para um apoio mais eficaz aos patrulheiros. As equipas de intervenção rápida foram criadas para isso, mas têm sido mais utilizadas na fiscalização de trânsito".
Noticia completa (aqui)
Noticias relacionadas
Direcção da PSP vai responsabilizar comandos
Os comandantes vão ter de apoiar mais os agredidos e vai ser feita avaliação de risco às intervenções policiais via 112…
Noticia completa (aqui)
37% dos agressores condenados
O inquérito da PSP analisou também as consequências judiciais para os agressores. Na maioria dos casos (85,8%) foram detidos. Os restantes 14,2% em que a detenção não aconteceu são, de acordo com fonte oficial da PSP, "na maior parte os casos, as agressões grupais em que há mais dificuldade em identificar os agressores".
Noticia completa (aqui)