sábado, 17 de julho de 2010

Analisar para corrigir

 12_CA967162   No seguimento da evolução, de alguma forma conturbada, da sociedade actual, as instituições, especialmente as que têm uma maior intervenção na dinâmica do quotidiano dos cidadãos, sofrem uma dificuldade natural de adaptação às novas exigências.

   Neste âmbito, também a PSP não sai privilegiada, o que a tem obrigado a uma ginástica difícil na consolidação de alguns procedimentos internos e que tem dificultado, no meu entender, a tarefa dos decisores. No entanto, em resposta a esta dificuldade, a PSP realizou alguns estudos importantes, salientando-se o da matriz SWOT.       

    Este pretende analisar os pontos fracos e fortes da Instituição, a liderança e o seu modelo, as relações interpessoais e os índices de confiança na instituição. São, com certeza, alguns dos factores que constarão na análise das conclusões do estudo. Fazer diagnósticos é extremamente importante, pois só conhecendo com rigor uma instituição, do topo à base, se podem encontrar as soluções adequadas. É por isso fundamental que esse estudo, independentemente do seu resultado, seja divulgado publicamente e que de imediato se inicie o processo de adequação da PSP à realidade, sem ferir os aspectos sociais da vida dos polícias.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

cm Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>