sábado, 18 de setembro de 2010

Quanto vale a segurança?

   Se alguma vez tivemos dúvidas, foram actualmente desfeitas: o Ministro das Finanças é, de facto, o grande responsável pela não resolução dos principais problemas dos polícias e, claramente, das linhas orientadoras que o MAI vai impondo à PSP.

    Apesar das diversas acções de luta na defesa dos direitos dos polícias, o Ministério das Finanças continua a resistir aos apelos, mesmo da PSP e do próprio MAI. O que o Ministério das Finanças não sabe é que o problema, agora, já não é só dos polícias mas também do funcionamento da Instituição PSP e da segurança pública do País.

    Esta questão vai muito além dos interesses socioprofissionais, com um preço a pagar que será demasiado alto ao qual o Governo não pode sujeitar o País. É neste impasse, entre as questões laborais e profissionais, que os polícias se encontram e é contra esta situação que os polícias estão em luta. Uma luta que promete durar, já que, à concentração agendada pela ASPP/PSP para 23 de Setembro, à porta do MAI, por tempo indeterminado, juntaram-se outros sindicatos. Uma prova de que os polícias estão unidos, já que é a segunda vez que se juntam na Praça do Comércio contra este estatuto e esta política.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

cm Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>