sábado, 13 de novembro de 2010

Desafios para polícias

12_CA967162   Dentro de uma semana, Portugal vai acolher a cimeira da NATO, um evento que irá refletir a imagem do País no resto do Mundo. Os polícias, como tem sido hábito, com ou sem meios, respeitados ou não pelo Governo, farão todos os possíveis e impossíveis para que este evento possa, à semelhança do que aconteceu com o Euro’2004, contribuir para a imagem positiva do País.

   Pena é, como também aconteceu em 2004, que o Governo não reconheça esse esforço ou exigência e penalize constantemente os polícias, no que diz respeito aos seus direitos.

   No sentido de contestar todas estas políticas erradas no plano da segurança interna, os profissionais das diversas forças e serviços de segurança decidiram apelar para que entre o dia 19 e 24 os polícias tenham junto dos cidadãos uma postura unicamente pedagógica e essencialmente preventiva, anunciando a solidariedade com a Greve Geral e subscrevendo as razões da sua marcação. Claro está que, estando os polícias solidários com este protesto, não quer dizer que não cumpram devidamente a sua missão, mas também não deve a Polícia ser um instrumento político e condicionar que outros cidadãos possam, democraticamente e respeitando a lei, defender os seus direitos, seja no exercício da greve ou mesmo dos piquetes de greve.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

cm Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>