sábado, 20 de novembro de 2010

Polícias na cimeira

Paulo Rodrigues   A Cimeira da NATO é a notícia dos últimos dias; a sua organização e especialmente a sua segurança. Um evento que representa um desafio para o País e para a PSP, onde os polícias, apesar de conhecerem os riscos a que estão sujeitos, estão preparados para actuar em qualquer cenário que represente insegurança ou ameaça para o evento.

   Infelizmente, o risco a que estão sujeitos revelou-se já ontem, pela manhã, quando cinco polícias foram hospitalizados por acidente no desempenho da missão.

   Mas, se esperavam o risco, o que não esperavam é que, apesar de trabalharem, por vezes, mais de 12 horas consecutivas, ainda se sujeitam a esperar o tempo para lá do razoável para poderem fazer as refeições diárias. Se este é um problema grave para quem tem uma responsabilidade enorme no plano da segurança e a quem o serviço exige um esforço para lá do normal, mais grave é o facto de alguns deles estarem alojados em locais desadequados que não permitem o descanso para poderem desempenhar cabalmente o serviço de que são responsáveis.

   É verdade que alguns profissionais estão alojados em hotéis e pousadas, mas também é verdade que outros estão alojados em instalações degradadas da PSP que, além de não terem dignidade, não permitem o descanso a quem é pedido um empenho desmedido.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

cm Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>