sábado, 27 de março de 2010

O RASI

PR   O MAI apresentou, durante esta semana, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), anunciando uma diminuição da criminalidade. A verdade, ao analisar o relatório, é que nos 18 distritos e nas duas regiões Autónomas percebemos que em 13 o número de participações aumentou, como aumentaram os raptos, violações, violência juvenil e crimes cometidos por gangs.

  Apesar de continuarmos a acreditar que Portugal ainda é um país seguro, a verdade é que temos obrigação de estar atentos, e não é tentando esconder a realidade que se faz um melhor serviço à população, bem pelo contrário.

   Neste momento, é imprescindível uma política de segurança interna consistente, uma política projectada a longo prazo e envolvendo nas decisões os efectivos da diversas Forças e Serviços de Segurança. A verdade é que, nos últimos anos os profissionais, nomeadamente aqueles que todos os dias se confrontam com a realidade da insegurança, têm sido esquecidos, sem reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem e riscos que correm, levando muitas vezes à instabilidade interna das instituições.

   Não tenhamos dúvidas que, se o Governo apoiar e se preocupar mais com os profissionais, os resultados serão muito mais visíveis.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

[clip_image001[4].jpg]Crónica semanal no Jornal Correio da Manhã

Videos diversos

>