terça-feira, 31 de agosto de 2010

APELO AOS HOMENS E MULHERES, COM E SEM FUNÇÕES POLICIAIS, DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

untitled      A Jéssica (JÉSSICA RODRIGUES DE ALMEIDA) é uma criança de 10 anos de idade, filha de um companheiro de profissão, do efectivo da UEP/CIEXSS, destacado no Comando Distrital de Viseu.

    Infelizmente e apesar da tenra idade, a Jéssica padece de um tumor exofítico do tronco cerebral, histologicamente, astrocitoma de baixo grau, diagnosticado em Março de 2010 e já foi submetida a exérese cirúrgica parcial (remoção de 25-30% do tumor) complicada por instabilidade hemodinâmica.

     Esgotados todos os meios técnicos existentes em Portugal, os progenitores da Jéssica foram aconselhados pelos médicos a levarem a menina ao Hôpital Necker, em Paris, onde um determinado clínico (Professor Christian Sainte-Rose) desenvolveu uma terapia que tem tido muito sucesso em situações idênticas à da Jéssica.

     Agarrados a esta esperança, os pais da Jéssica marcaram de imediato consulta no referido Hospital a fim de que fosse feita uma avaliação pelo médico especialista naquela área. Feita a avaliação, o referido especialista concluiu que a criança pode ser operada com muitas hipóteses de êxito, prevendo-se que a cirurgia tenha lugar durante o mês de Agosto.

     O nosso companheiro de profissão viu já todas as suas economias desaparecerem com a doença da Jéssica, estando na iminência de ter de vender os seus bens para custear as despesas não comparticipadas.

     Aquando da sua deslocação a Paris para ser efectuada a avaliação clínica da Jéssica pelo Prof. Christian Sainte-Rose, os Serviços Sociais da PSP, depois de analisarem a difícil situação económica em que se encontra este nosso companheiro de profissão, disponibilizaram uma verba de dois mil e quinhentos (2.500) euros, a fundo perdido, para ajudar a pagar as despesas decorrentes das viagens, alojamento, etc.. Ao Sr. Secretário-Geral dos S. Sociais, Sr. Intendente Torres, os nossos agradecimentos pela disponibilização daquela verba. Essa ajuda contribuiu para minimizar as despesas dos pais da Jéssica.

     No que concerne à intervenção cirúrgica a ter lugar previsivelmente durante o mês de Agosto, foi solicitada autorização ao SAD/PSP para comparticipação dos actos médicos. Conhecedor do problema da Jéssica, o Sr. Director do SAD, Intendente Poças Correia, envolveu-se directamente na resolução desta situação e já foi autorizada a comparticipação atrás referida. Ao Sr. Intendente Poças Correia queremos também deixar o nosso bem-haja.

     Apesar de todas estas ajudas, que muito agradecemos, a verdade é que brevemente os pais da Jéssica terão de suportar despesas para as quais não têm disponibilidade financeira.

    Assim, constituiu-se uma Comissão com a finalidade de, no seio da instituição policial, angariar ajuda para este nosso colega. Para o efeito foi aberta uma conta no Banco Barclays, em Viseu, para onde os donativos poderão ser enviados. Apelamos assim a todos os homens e mulheres da PSP, com e sem funções policiais, que depositem, se assim o entenderem, na conta n.º 360 207750031, com o NIB: 003203600020775003111, uma importância entre 5 a 10 euros, ou outra importância que esteja ao vosso alcance.

    Aproveitamos para informar que esta Comissão após entregar a verba suficiente para as despesas aos pais da Jéssica, compromete-se a entregar o remanescente aos Serviços Sociais da PSP para que estes a utilizem a ajudar outros colegas que necessitem.

    Desse facto será dado conhecimento por esta mesma via.

    Por fim, solicitamos ao nosso Director Nacional (que sabemos ser muito sensível a estas situações, já deu provas disso em situações semelhantes a esta) que releve o facto de não termos obtido a necessária autorização para utilizarmos este meio de divulgação mas, no nosso humilde entendimento, julgamos que a nossa infracção é passível de traduzir a existência de uma causa de exclusão da culpa ou, até mesmo, da ilicitude da nossa conduta, pelo facto de existir uma situação de urgência, um estado de necessidade que terá conformado a nossa conduta e que o fim justifica o meio.

A COMISSÃO

Joaquim José de Almeida Campos

Subintendente

(2º Comandante Distrital de Viseu)

Luís Filipe Magalhães Martins

Chefe

(EIEXSS-Viseu)

António José da Silva Oliveira

Chefe

(CD Viseu)

A Delegação Distrital do Porto da ASPP/PSP está solidária com esta campanha apelando a todos o seus associados que se solidarizem com a JESSICA.

Videos diversos

>